terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Um disco e nada mais # 8

Ao vivo só vi o Gramofonicos uma vez e já faz uns anos.

Baseado nos indivíduos que compõem o trio, na qualidade das composições do Guizão e em conversas que tivemos sobre Brian Wilson e George Martin, rs... criei uma expectativa sobre esse lançamento.

Conheci algumas prévias de idéias na época em que as gravações passaram pelo estúdio Buldogue, quando este esteve montado em GV em 2009, e assim como o Léo, senti uma espontaneidade danada.


De lá pra cá, as gravações se arrastaram e no início desse ano Pra Dormir Em Paz saiu.

São 8 faixas que podem facilmente passar a fazer parte da vida das pessoas que as escutarem com atenção.

Na primeira audição, fui pego pelas duas ultimas canções, a mineira e bela Oração em Segredo, que pode sim ser usada como oração e o rock vencedor de Daqui pra frente, música onde brilham o estiloso piano elétrico de Ícaro Lugão, a eficiente e madura bateria do Túlio Pio e o bonito roncado do Jazz Bass tocado por Guizão, com direito a solo improvisado e gravado no primeiro take. Destaque pra música toda..rs


Com as escutadas seguintes, fui percebendo as nuances que estão ali embutidas.. Até por que, aqui em casa cada hora é um que põe pra rodar.

Esqueça as Mágoas e Mais uma estrela que brilha que abrem o disco, temáticamente me levaram a um momento no tempo onde a gente consegue dar uma passo pra fora do corpo e entender melhor os mecanismos da vida, o que na urgência do dia a dia, a gente não consegue fazer direito, aliás o disco todo me dá um pouco dessa sensação, e isso é bom, mostra  uma banda contemporânea falando a língua de quem está vivo e em constante busca por algo melhor... Arte e realidade andam juntas.

Musicalmente é como tinha de ser, três músicos se desdobrando pra incluir todos os insights no disco.
Bandolins, escaletas, orgãos , banjos ( por Lugão ) e cordas, estão ali colorindo os arranjos ao lado dos clássicos baixo, batera e guitarra, isso sem falar na poderosa voz de Guizo e como falei no início, na força das suas criações...

É um disco pra ouvir a toda hora.

Parabenizo ao Gramofônicos pelo bonito trabalho e por terem atendido as minhas exepectativas..rs

Vida longa e sucesso.

Fernando Persiano

Conheça pelo www.myspace.com/gramofonicos

2 comentários:

  1. Nossa, quanto elogio! Gramofônicos podem se achar, um elogio desses não é pra qualquer um...

    ResponderExcluir
  2. Pena que eles insistem em tocar um repertório quase todo cover... não entendo isso! com a escassez de música boa hoje em dia, essa prática deles deveria ser crime!

    ResponderExcluir