quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Um disco e nada mais # 6

Em meados do anos 60 a música brasileira estava prestes a tomar mais uma guinada. A Bossa Nova já tinha tido o seu boom e seus maiores nomes estavam lá fora, conquistando a América e Europa, na TV a Jovem Guarda tomava conta da garotada, ditando gírias e moda. Apesar de ser um movimento bacana, a Jovem Guarda musicalmente era banhada de versões do rock inglês e americano e as canções que eram feitas aqui tinham também esse caráter.

Nesse espaço teoricamente em branco começaram a dar as caras, os jovens "orfãos" do banquinho e do violão, fazendo uma música inicialmente inspirada na de seus ídolos ( Tom, Vinícius, João Gilberto), porém com uma linguagem nova, com letras mais abrangentes, do cotidiano, com temas políticos e tal...

Pode-se dizer que o primeiro disco dessa safra foi o álbum de estreia da Nara Leão (64).  Na cola começaram a surgir mais gente, a turma da Bahia (Gal, Caetano, Gil, Bethania, Tom Zé) indicação da própria Nara que os conheceu numa viagem ao nordeste, Edu Lobo, Bituca entre outros.
Foi nesse rico período que a sigla MPB foi inventada, de fato era uma música popular mesmo, a euforia e o fanatísmo dos festivais não me deixam mentir.

O ano de 1966 foi um dos mais fortes, se não o mais forte ano em termos de qualidade de lançamentos no mundo todo, foi nessa avalanche que eu destaco o primeiro disco do Chico Buarque, putz!
Foi o primeiro dele que ouvi inteiro e caretei, fiquei uns dois anos em crise com as minhas composições, comecei a achar tudo uma bosta, quase me estragou, só desencanei mais tarde. rs

São 12 músicas perfeitas, incluindo a recém vencedora do festival A Banda. Tem Olê Olá, Pedro Pedreiro, o Meu Refrão...
Me apaixonei pela Rita.  Basicamente violão, baixo, bateria e cordas.

O legal que quando comecei a escutar, há uns 9 anos, nós do Vitrolas já moravamos juntos, coisa que ainda fazemos, então todo mundo ouvia de tabela e um disco gerava outro, que trazia outro artista e a coisa acabou se transformando numa imensa gaveta aberta na nossa mente! Desse início conhecemos muita música boa.
Sem dúvida um grande ganho.

É isso, está aí mais um disco importante na nossa educação.

Grande abraço e boa música sempre.

 Fiquem com Deus!


Fernando Persiano

2 comentários:

  1. Opaa... Estou morando em Santa Maria RS, e estou tentando divulgar a banda de vocês aqui.

    Qualquer coisa aviso.

    Sucesso

    ResponderExcluir
  2. Pô Legal demais! vamos nos falando mesmo.

    Um abraço e obrigado

    Fernando

    ResponderExcluir