quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Liberdade

Estamos no segundo disco, "o verde".

Liberdade foi a música que mais deu trabalho pra fazer. Acabou por ser uma das mais simples de todas. Reflete uma transição mesmo, é como colocar uma armadura e sair.

Porém, essa simplicidade não veio tão fácil assim.

Em 2006, peguei com a minha cunhada, Carolina Lana, um poema pra musicar chamado Libertas Quae Sera Tamen. Já tinhamos feito essse tipo de parceria anteriormente, Querer, do disco Somos um Só, é uma delas.

Pois bem, tentei em várias ocasiões trabalhar uma música, mas não consegui fazer algo satisfatório, acabei deixando de lado.

Em São Paulo, quando já mexiamos nas composições do disco, surgiu a idéia de um coro nas ruas gritando o trocadilho Ô Liberdade que será também, Ô Liberdade que será também... Não é a tradução dos dizeres da bandeira mineira. Lembrei e voltei no poema da Carol, tentei encaixar o resto da letra, mas não deu. Tinha apenas o refrão.

Quando fomos gravar as demos pra escolher as músicas do novo álbum, eu já tinha feito uma segunda parte, mas que pra falar a verdade, não convencia muito não. Mostrei pro Léo, que concordou comigo. Gostou do refrão, mas o miolo ainda faltava. 

Ficamos uns meses testando opções, até versão em inglês apareceu. Mostramos pro pessoal, o Paulinho chegou a cantar, mas lá no fundo a gente sabia que não estava rolando ainda. A música já tinha sido escolhida como tema central e nome do discomas só existia o refrão...rsrs.

Já estavamos na pré-produção, mas letra e melodia não fechavam, chegamos a gravar a música na prévia toda instrumental. Como o Tom Jobim já citou aqui no blog anteriormente, música é 5% inspiração e 95% transpiração. Numa dessas veio o que estávamos procurando. A mais direta e menor letra de todas. rsrs

Na virada do ano joguei uma porrada de rascunhos fora.

O filme abaixo, foi feito no momento em que foi terminada a canção. É cantada ainda em tom baixo e silencioso. Existem sutís diferenças com a letra que foi gravada.

video

Era uma manhã chuvosa de setembro de 2010. Incrível, exatamente há um ano. Coincidênicia?!

Obrigado pela atenção, abrs

Fernando Persiano

Disponível no www.vitrolas.com.br

2 comentários:

  1. Nossa! tava esperando desde hoje cedo e valeu muito a pena!!
    Abraços e parabéns pelo trabalho!
    Lu

    ResponderExcluir
  2. Valeu Lú!!! que massa vc estar acompanhando passo a passo.

    Obrigado moça! bjão

    Fernando

    ResponderExcluir